A Escola hoje

Hoje, a Escola Salesiana é uma família ordenada pela estima e respeito mútuo, na qual têm lugar: o Conselho Diretivo, o Conselho Pedagógico, o Conselho de Disciplina, a Associação de Estudantes, a Associação dos Pais e Encarregados de Educação, o Corpo Docente (do Ensino Básico e Secundário) e o pessoal Auxiliar da Acão Educativa.
A Escola, no ao letivo de 2017-18 conta com 1466 alunos do primeiro ao 12º ano de escolaridade, 96 professores e 20 operacionais.
A Escola encontra-se equipada com capela, sala de audiovisual, rede estruturada, salão cultural, polidesportivo descoberto, grande polivalente multiuso coberto, dois laboratórios, três salas equipadas com materiais de formação profissional, duas salas de informática, sala de professores, gabinetes de apoio, secretaria, gabinetes do diretor, do subdiretor, e serviços de administração. Todas as salas de aula estão equipadas com projetores multimédia assim como acesso à internet e dados. Entrou em funcionamento uma central de energias renováveis e foi melhorado o serviço de cantina e bar. Algumas áreas do ambiente escolar dispõem de um sistema de vídeo vigilância.
Através de uma educação fundamentada nos valores do humanismo cristão e na pedagogia de Dom Bosco, a Escola vem orientando os alunos em todas as atividades espirituais, profissionais, letivas e recreativas, tornando-os "honestos cidadãos e bons cristãos".
Inicialmente a Escola começou por oferecer apenas a vertente profissional e o Ensino Básico, tendo posteriormente também adotado o Ensino Secundário, que a princípio era mesmo privado (os professores eram pagos pela própria escola).
Neste momento, a Escola tem o caráter de escola privada que ministra ensino público (Decreto-Lei n° 32/2007 de 3 de Setembro), ao abrigo do contrato de patrocínio assinado em julho de 2005. Os professores são pagos pelo Estado que dá ainda um pequeno subsídio para apoio às despesas de funcionamento e pagamento dos salários aos operacionais.

Imprimir Email