O Nosso Fundador

 

"Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". (D. Bosco)

 

Dom Bosco foi o fundador da Família Salesiana. A palavra "salesianos" foi empregada pelo próprio Dom Bosco para designar os seus seguidores, em honra de São Francisco de Sales. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, no dia 16 de agosto de 1815, falecendo no dia 31 de janeiro de 1888. Era filho de pobres camponeses.
Quis ser padre para trabalhar com crianças e jovens, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral, que visa a formação de "bons cristãos e honestos cidadãos".

São João Bosco é, hoje, o maior modelo de educador. No centenário da sua morte, em 1988, o Papa João Paulo II proclamou-o "Pai e Mestre da Juventude". No seu trabalho pedagógico, ensinou que, para educar, é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar melhores tantas pessoas que necessitam de ser ajudadas neste processo.

 

 

Imprimir Email