Novos serviços Escolares Inaugurados

Como já fizemos menção neste site, uma série de serviços, entra oficialmente em função na Escola Salesiana, nestes dias. Já falamos da entrada em função do centro fotovoltaico de energias renováveis. Falamos também do Bar Padre Valente, da rede estruturada de internet e de outras valências.

Gostaríamos de referir, a inauguração de dois espaços, realmente curiosos. O primeiro espaço refere-se ao Bar Padre Valente. A inauguração do Bar Padre Valente, um dos espaços mais dignos da escola, é onde a escola investiu, recentemente, milhares de contos. A atribuição do nome Padre Valente a este espaço, é um reconhecimento que é devido. É que o Padre Valente, foi o homem, o salesiano, o empreendedor, que renovou o edifício onde é agora o pavilhão de aulas do ensino básico. Além disso, renovou também, o edifício que fica à entrada da Escola, um espaço, que aloja os atuais serviços diretivos e administrativos. Outrossim, aloja também, a residência dos salesianos. Além disso, o padre Fernando de Sousa Valente, renovou, principalmente na década de 90, o teatro da escola.
Este transmontano de gema, destemido, corajoso e intrépido, nasceu a 4 de julho de 1927. Chegou a Cabo Verde pela primeira vez em 1964 onde esteve, nesta sua primeira vez, em São Vicente, até 1970. Veio a estar novamente em 1971. Regressou novamente, a Cabo Verde, entre 1975 a 1984. Em 1984, deixou a ilha do Monte Cara, em São Vicente, para tornar a pisar as terras da Beleza, cinco anos depois. E já altura, veio com o cargo de administrador e vice pároco. Foi nessa altura que continuou a remodelação das obras que tinha deixado e deu a primeira pedra na construção do Pavilhão Dom Bosco. Regressando a Portugal esteve noutras comunidades salesianas e veio a falecer em Manique no dia 21 de dezembro de 2016, deixando tristes a família, a família salesiana e tantos amigos que o admiravam e apreciavam o seu jeito franco, direto, sorridente e bem-disposto.
Quanto ao cantinho Rui Dias, é uma proposta da comunidade educativa para recordar um professor que se identificou com a Escola Salesiana e associou a sua vida, com seu sorriso, sua competência e sua sociabilidade ao projeto salesiano. Infelizmente veio a falecer jovem deixando-nos a todos tristes. A atribuição desse espaço ao professor de geografia da nossa Escola é um digno reconhecimento da sua missão na missão salesiana em São Vicente.

Imprimir Email