• PDF

12 anos na Escola Salesiana

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO) que completa em 2014, 60 anos de vida, enfrenta agora um novo desafio: oferecer uma educação de qualidade, numa perspetiva humano-cristã, aos cerca de 1380 alunos que a frequentam em 2014-2015, num arco de 12 anos de escolaridade. Tratando-se de uma escola privada (Decreto-Lei n° 32/2007 de 3 de Setembro) que presta um serviço público, pretende oferecer aos alunos/as que a procuram, assim como às respetivas famílias, um espaço educativo agradável e formativo.

 

Para este ano letivo foi adotado um lema: “Dar vida ao sonho”. Ele inspira-se no fundador dos salesianos, S. João Bosco, que aos nove anos de idade foi compreendendo que educar os jovens, sobretudo os mais pobres e abandonados, seria o grande amor da sua vida.

A 16 de agosto de 2015 será celebrado o bicentenário do nascimento do santo dos jovens, na sequência de três anos de preparação para este acontecimento.

A ESAO de S. Vicente em Cabo Verde, tal como acontecerá nos 132 países em que trabalham os salesianos, levará a efeito um conjunto de iniciativas de caráter cultural, lúdico e espiritual, envolvendo toda a Comunidade Educativa, grupos da Família Salesiana e amigos de Dom Bosco.

Um outro desafio que entretanto se coloca pela frente consiste na retoma do Ensino Profissional nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Energias Renováveis. Contamos com possíveis apoios para concretizar este sonho, na linha da tradição salesiana e desta Escola que foi criada para responder aos anseios da juventude: ter um ofício para enfrentar o mundo do trabalho e assegurar a subsistência.

D. Bosco costumava dizer: “confiai em Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres”. É nesta perspetiva que também eu invoco o seu papel de intercessora e mãe, a fim de Ela guie a bom porto este ano letivo de 2014-2015.

P. João de Brito Carvalho
- diretor -